Fazendo parte do quadro de colunistas no S.C Arte&Cultura

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Leia a coluna "Pungar" no site S.C Arte&Cultura

Carlos Berg é cantor e compositor.

Dono de um estilo eclético, nos últimos cinco anos, intensificou as atividades do seu trabalho autoral, sob a influência dos clássicos da MPB e das sonoridades da cultura maranhense, resultando em composições como “Fulêra no Quinto”, composta em parceria com o músico Gerude e gravada por Zeca Baleiro e Alcione; a balada romântica “Down”, que tocou nas rádios; e o protesto “Covardes ’’Algemas”, homenagem ao repentista maranhense Gerô, vencedora do festival Unireggae (São Luís – MA).

Atua há 10 anos como krooner na noite maranhense, em barzinhos e eventos. Sua trajetória musical também é composta por participações em festivais regionais, como o Unireggae, Festival de Pinheiro – FESMAP, Festival de Música Carnavalesca, Festival do Catulo de Paixão Cearense (Poesia), entre outros.

Atualmente desenvolvendo o projeto social A cura, onde visa beneficiar crianças carentes, hospitais e etc…

Uma honra estar aqui participando do site Sandra Cajado Arte & Cultura da amiga e parceira nas artes.

Por carregar forte marcas culturais do Maranhão, o nome da coluna é “Pungar”. Por que escolhi esse nome: Tambor da Crioula é uma das danças afro-brasileiras mais recorrentes no Maranhão, sendo caracterizada pela presença da umbigada, que recebe o nome de “punga” a coreografia é executada de forma individual e consta de sapateios e requebros voluptuosos, com todo o corpo, terminando com a “punga”, batida no abdômen de outro participante da roda. A punga é uma forma de convite para que outra dançarina assuma a evolução no centro da roda,ou seja “Estou com você até o fim”.

0 comentários: